Rádio  Cidade de Jaraguá-GO
  • (62)9 8550-7232


    AO VIVO

    SHOW DA NOITE

    DIVINO COCO


    NOTÍCIAS


    Caiado convoca prefeitos de cidades turísticas após aglomerações do feriado

    Caiado convoca prefeitos de cidades turísticas após aglomerações do feriado

    O governador Ronaldo Caiado (DEM) convocou prefeitos de 14 municípios turísticos para debater, via videoconferência, ações de enfrentamento à covid-19. O encontro está marcado para as 11h30 desta quarta-feira (9). O democrata teria ficado espantado com as cenas registradas no último feriadão da Independência, principalmente em Pirenópolis e Aruanã, e deve sugerir barreiras sanitárias para as cidades.

    Na segunda-feira (7), o governador manifestou preocupação quanto às aglomerações em municípios turísticos do estado. Na ocasião, Caiado destacou, nas redes sociais, que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu aos prefeitos a prerrogativa de reabrir ou não as atividades, mas destacou a necessidade de atuação conjunta, “poder público e população, para salvar vidas”.

    “Cenas como essas desrespeitam as milhares de vidas que já perdemos. Se as coisas permanecerem assim, estaremos cada vez mais distantes do fim da pandemia. Peço que reflitam e pensem em suas famílias e nas pessoas que vocês amam”, postou nas redes sociais.

    Pirenópolis registrou a passagem de pelo menos 20 mil turistas durante o feriado. O prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho, disse ao Mais Goiás que “não esperava esse tanto de gente”

    Participam da reunião os prefeitos Iris Rezende (Goiânia), João Batista Cabral (Pirenópolis), Selma Bastos (Goiás), Hermano de Carvalho (Aruanã), Evandro Magal (Caldas Novas), José Elias Fernandes (Aragarças), Martinho Mendes (Alto Paraíso), João Pena (Rio Quente), Azaíde Donizetti (Luís Alves), Adivair Gonçalves (Lagoa Santa), Hugo Deleon (Três Ranchos), Marconni Pimenta (Britânia), André de Sousa Chaves (Buriti Alegre) e Gustavo Marques (Formosa).

    Também participam da videoconferência o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi, os secretários de Estado Ismael Alexandrino (Saúde) e Tony Carlo (Comunicação), o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a superintendente da Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim e a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

    Decretos

    Em decreto publicado no dia 19 de abril, Caiado prorrogou o estado de emergência por 150 dias e estabeleceu protocolos para a reabertura gradual do comércio. No entanto, transferiu a responsabilidade de abertura para as prefeituras, seguindo o entendimento do STF, de que a definição é prerrogativa também dos municípios.

    Já no dia 30 de junho, o governador adotou medidas de isolamento 14 x 14 baseado em estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que mostrava três cenários de avanço da covid-19 no estado. No entanto, houve pouca adesão entre os municípios goianos.

    Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), publicado na terça-feira (8) Goiás possui 149.769 casos confirmados de covid-19 e 3.484 mortes.

    Fonte: MAIS GOIAS